Igrejas

Informações

Igreja de Nossa Senhora da Guia

A Igreja de Nossa Senhora da Guia fica localizada no distrito de Barra Grande e foi construída no início do século XVII. O que consta nos relatórios holandeses é que a igreja foi construída como pagamento de promessa feita por navegantes portugueses que estavam à deriva e que prometeram a santa Nossa Senhora da Guia que, se chegassem em terra firme, construiriam uma igreja para ela no primeiro monte que avistassem, e assim fizeram.

Paróquia Santo Antônio

Em 24 de abril de 1875, a Paróquia de São Bento foi transferida da sede da Freguesia de São Bento para a povoação de Gamela, que é elevada à categoria de Vila, passando a chamar-se Isabel, uma homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão, marcando assim também sua emancipação.

No ano seguinte, recebe o nome de Maragogi, de origem Tupi, fazendo assim referência ao rio que banha a região. Com a mudança da Paróquia para Maragogi, a mesma recebe o nome de Santo Antônio, devido a uma pequena capela existente que ao longo do tempo sofreu várias reformas, para adaptar-se ao número crescente de fiéis.

No ano de 2018, a paróquia completou 300 anos de existência. Ela é composta por três áreas pastorais, com um total de 40 comunidades, sendo 13 delas localizadas na área rural, o que torna o trabalho de evangelização mais desafiador.