Artesanato

Home // Artesanato

Informações

Nossos artesãos buscam na natureza a matéria prima necessária para a criação de suas peças. Diante deste belo cenário litorâneo, a sustentabilidade local é utilizada como forma de renda e valorização da comunidade, através de uma variedade de produtos artesanais, onde destacam-se as tipologias de Fibras e Vegetais (com a fibra de bananeira); Sementes e Cascas (com a casca do coco) e a Madeira, utilizando, principalmente, a jaqueira e a maçaranduba.

Fibra da Bananeira

É um dos nossos principais artesanatos realizados por um grupo de mulheres. Esse trançado de fibras vegetais resulta em lindas peças, como cestarias, jogos americanos, suplair, luminárias, entre outros produtos que são tratados e feitos manualmente pelas próprias artesãs.

Casca do Coco

É bastante utilizada como matéria-prima para produção do artesanato. Além de acessórios decorativos para os mais diversos tipos de ambientes, é possível fazer esculturas, utensílios domésticos, acessórios femininos, entre outros produtos.

Madeira

O uso da madeira é bastante comum no Nordeste brasileiro, e em Maragogi não poderia ser diferente. É um trabalho recentemente divulgado, mas não menos evidente, pois as peças esculpidas representam imagens religiosas, a fauna e flora, e móveis, muito utilizados na decoração das residências, nos meios de hospedagens, entre outros empreendimentos turísticos.

Fotos: Kaio Fragoso / Lucas Victor

Fotos