Maragogi história

Home // Maragogi história

Informações

Maragogi era primitivamente uma povoação chamada Gamela, e fazia parte, junto com os povoados de Barra Grande e São Bento, do município de Porto Calvo. Em 24 de abril de 1875, com a resolução nº 681, criou-se a vila com o nome de Izabel. Por causa do rio que banha a localidade, foi denominada Maragogi, que tomou parte ativa nas ferrenhas lutas contra os holandeses. Em Barra Grande, registrou-se renhidos combates, quando as tropas batavas comandadas por Christofle Arciszewiski vinham do Recife com destino a Porto Calvo.

A Vila de Barra Grande, desmembrada do município de Porto Calvo, em face de Lei nº 733, passou a se chamar Maragogi e elevada à categoria de cidade, através da Lei nº 15, de 16 de maio de 1892.

O nome “Maragogi” deriva da língua tupi seiscentistas, falada pelos índios potiguas que habitavam o litoral norte de Alagoas. No século XVI, aparece a grafia “maraguis”, e no século XVII os holandeses grafavam maraguiji. Há também a forma seiscentista “maragui” que vem do tupi “moerú-gui-i”, que significa “o rio dos mosquitos ou maruins”. Maragogi é uma corruptela portuguesa da língua tupi assinalada. (Lins e Fialho, 2005).

Fotos